Questões Frequentes
Se o meu filho chorar, isso poderá significar não conseguir fazer as aulas?
Não propriamente. O objetivo inicial do instrutor é criar uma ligação com a criança que a faça sentir tranquila e segura. O período inicial será de adaptação com instrutor e com o ambiente, é normal que a criança chore, está perante uma experiência nova.
Os pais podem estar presentes nas aulas?
Os pais podem assistir às aulas, no entanto, não entram na água. As aulas são só com a criança e instrutor na piscina.
Caso assistam às aulas os pais podem mostrar incentivo às crianças, sorrindo, exprimindo orgulho quando o instrutor mostrar que foi feito um bom trabalho por parte da criança.
Depois da aula, deve limitar-se a fazer elogios sobre o que foi bem feito, não deve dar instruções de como deveria ter feito, deixe isso com o instrutor.
É muito importante não criar confusão, dúvidas na criança, deixe as indicações com o instrutor.
Há algum tipo de seguro associado?
Sim, todas as crianças têm um seguro de acidentes pessoais incluído no valor do curso.
As crianças esquecem o que aprendem no curso ISR?
O curso de sobrevivência aquática, tal como a natação, é baseado em técnicas sensório-motoras, significa que uma vez aprendidas, não são esquecidas, tal como andar de bicicleta. No entanto, se for mudado o contexto, como cair num rio, as técnicas podem ser mais difíceis de executar, uma vez que a criança está mais familiarizada com a piscina. Para compensar as mudanças de contexto as aulas de reforço posterior serão úteis, pois a criança cresceu tanto física com psicologicamente e ajudam-na a ter confiança nas técnicas aquáticas. A confiança e a adaptação a vários contextos aquáticos são fundamentais na sobrevivência aquática.
O meu filho tem uma deficiência física, pode fazer o curso?
Muitas crianças com deficiências físicas e até mentais concluíram com êxito o curso. Nesta situação, os pais são colocados em contacto direto com a ISR para obtermos todas as informações necessárias para avaliar a situação.
